Réplica de HAL-9000 controla sua casa e responde a comandos de voz

Quem já viu o clássico de ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço” certamente se lembra de HAL-9000, o sistema de inteligência artificial que comandava a nave que levava os protagonistas a Júpiter. Em breve, será possível ter um destes em casa.

A empresa norte-americana Master Replicas Group (MRG) montou uma réplica funcional do HAL-9000 que até responde a comandos de voz. O dispositivo funciona com base na assistente virtual Alexa, da Amazon, e pode controlar diversas funções de uma casa conectada, como acender luzes e ligar o aquecedor.

Esse tipo de dispositivo existe aos montes no mercado dos Estados Unidos, como o Amazon Echo e o Google Home, embora sejam inéditos no Brasil. Mas um com a cara do HAL-9000 é novidade. O assistente inclusive consegue recitar alguns dos diálogos do filme de 1968 com a voz original do computador HAL.

A réplica tem como base um tablet Fire HD, da Amazon, cujo processador faz todo o trabalho de administrar funções de uma casa conectada e preparar as respostas aos comandos de voz do usuário. Na maioria das situações, a resposta vem na voz padrão da assistente Alexa.

Steve Dymszo, CEO da MRG, disse ao The Verge que o plano é conseguir autorização da Amazon para modificar todas as respostas da Alexa e substituir sua voz padrão pela voz de Douglas Rain, o dublador original do HAL-9000 em “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Fãs do clássico já tentaram produzir réplicas funcionais do computador, mas a maioria acabava na base da famosa “gambiarra”. A mais famosa tentativa foi a de uma startup chamada GoldenArmor que colocou um painel inspirado em HAL-9000 em cima de um termostato inteligente da Nest.

A MRG diz que a começará a vender sua réplica em agosto ou setembro, mas o preço ainda não foi divulgado. O dispositivo foi licenciado pela Warner Bros., detentora dos direitos do filme que completa 50 anos em 2018.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/replica-de-hal-9000-controla-sua-casa-e-responde-a-comandos-de-voz/74534