Facebook lança sistema capaz de negociar- e blefar – melhor do que você

Os chatbots, cada vez mais presentes na web, podem ajudar a fazer uma série de coisas, como pedir comida, enviar e receber dinheiro e até pedir um Uber. Nesta quarta-feira, 14, o Facebook adicionou mais uma habilidade a esse tipo de sistema: a capacidade de negociar por você e, se necessário, até blefar.

O Facebook Artificial Intelligente Research (FAIR) treinou o sistema usando conversas reais entre duas pessoas. Cada uma delas recebeu um conjunto de objetos e valores correspondentes a cada um deles. O próximo passo foi negociar como dividir os itens entre eles. Enquanto isso acontecia, uma rede neural começou a aprender como imitar ações de humanos durante uma negociação.

Depois disso, os pesquisadores ensinaram o sistema a atingir seus objetivos, reforçando positivamente sempre que o resultado era bom. O chatbot passou a usar ainda um recurso capaz de planejar uma conversa a longo prazo. Funcionando mais ou menos como “imaginar” como seria um diálogo, ele evitou confusões de palavras e ajudou o sistema a se manter em seu objetivo.

Em testes feitos em negociações com pessoas reais, elas não conseguiram perceber que estavam falando com um robô. O bot também conseguiu blefar, fingindo interesse em um item desinteressante para fechar um acordo com o vendedor e conseguir em troca algo que realmente queria.

O mais interessante, segundo os responsáveis pela pesquisa, é que o sistema aprendeu a fazer isso sozinho. “Este comportamento não foi programado pelos pesquisadores, mas descoberto pelo bot como um método para alcançar seus objetivos”, como explica o Facebook.

Como relata o Engadget, o Facebook vai liberar, em código aberto, o novo bot, com objetivo de aprimorá-lo.

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/facebook-lanca-sistema-capaz-de-negociar-e-blefar-melhor-do-que-voce/69043

Deixe seu comentário